segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Poluição

Poluição - É qualquer alteração que quebre o equilíbrio dos ecossistemas.

Tipos de poluição - ar, água e solo.

Principais poluentes atmosféricos - PI (partículas inaláveis), CO, CO2, O3, HC (hidrocarbonetos), NO2, SO2, Pb.

Efeito Estufa - Fenômeno natural que mantém a Terra aquecida. O acúmulo de gases como o CO2 e o metano acentuam o efeito estufa, o qual aumenta a temperatura terrestre.

Destruição da camada de ozônio - Atribui-se aos CFCs (clorofluorcarbonos). A destruição dessa camada intensifica a incidência de raios ultravioleta na Terra, aumentando, por exemplo, os casos de câncer de pele.

Poluição radioativa - É resultado de explosões nucleares e acidentes em termonucleares ou qualquer equipamento que use elementos radioativos. Provoca mutações, leucemia e morte, por exemplo.

Poluição da água - por resíduos industriais e esgotos.

* Eutrofização (superadubação da água) - Resulta do lançamento de dejetos humanos em rios, lagos e mares. Ocorre grande proliferação de bactérias aeróbicas, que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Nos mares, a eutrofização pode levar à grande proliferação de algas, ocasionando a maré vermelha.

* Mercúrio - É utilizado em garimpos. A grande quantidade de mercúrio lançadas nos rios envenenam e matam diversos seres vivos.

* Derramamento de petróleo - Ocorre no mar, normalmente por acidente com petroleiros e plataformas de petróleo. O petróleo forma uma película na superfície da água, que bloqueia a passagem de luz, afetando a fotossíntese e a oxigenação. Além disso, dificulta a movimentação de animais.

* Fertilizantes e agrotóxicos - Tem efeito cumulativo nas cadeias alimentares, afetam sistema nervoso e podem causar câncer. Poluem água e solo.

* Poluição térmica - Resulta da eliminação de efluentes líquidos com temperatura elevada para rios e lagos. Aumenta a temperatura da água, provocando perda e exaustão de oxigênio.

Poluição do solo - É consequência do manejo errado do solo, o que provoca o seu empobrecimento, a sua erosão e a sua desertificação. Outro problema relacionado ao solo é o depósito de lixo.

* Lixões - são locais onde o lixo é simplesmente jogado, sem cuidado, tornando-se um risco para a saúde e causa mais poluição.

* Aterro sanitário - consiste em colocar camadas alternadas de lixo e tera, o que evita o mau cheiro e a proliferação de animais. Também é possível aproveitar o gás metano proveniente desses locais.

* Incineração - deve ser utilizada em casos de material contaminado (lixo hospitalar, por exemplo), pois, mesmo com controle, acaba eliminando resíduos gasosos.

* Compostagem - nesse processo, primeiro é realizada a triagem do lixo: materiais orgânicos, resíduos não proveitáveis e materiais recicláveis. A compostagem consiste na transformação, devido a decomposição, da parte orgânica em um composto que funciona como fertilizante natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário