segunda-feira, 15 de junho de 2009

Relações entre os seres: Parte 1

Relações harmônicas - nenhum dos seres envolvidos leva prejuízo

Intra-específicas

Colônias - os indivíduos permanecem ligados anatomicamente e podem ter divisão de trabalho ou não. Ex: poríferos, cnidários (corais, caravelas), bactérias, algas e protozoários.

Sociedades - os seres se mantem juntos, mas não há ligação anatômica. O benefício é coletivo. Ex: abelhas, cupins, formigas e vertebrados.

Interespecíficas

Mutualismo - relação obrigatória em que os dois envolvidos são beneficiados. Envolve recursos alimentares. Ex: liquens, bactérias e ruminantes.


Protocooperação - os indivíduos envolvidos tem benefício mútuo, porém, a relação não é obrigatória. Ex: jacaré e pássaro-palito, anu e o gado.

Comensalismo - um organismo se alimenta dos restos alimentares do outro. Para um dos envolvidos há ganho, e para outro a relação é indiferente. Ex: rêmora e tubarão, bactérias e trato intestinal de vertebrados.

Inquilinismo - um ser se abriga no corpo do outro sem prejudicá-lo. Um indivíduo é beneficiado, e, para o outro, a relação é indiferente. Ex.: orquídeas (epifitismo) e bromélias (epifitismo).

Um comentário: