segunda-feira, 15 de junho de 2009

Camuflagem e Mimetismo

Camuflagem e Mimetismo

Camuflagem - Nas guerras convencionais, o soldado usa uniforme para se confundir com o meio: branco é utilizado para a neve; areia, para o deserto; e verde, para a selva. Algo semelhante ocorre no universo animal: a camuflagem. É o fenômeno que possibilita ao organismo confundir-se, no aspecto ou na cor, com o meio ambiente em que vive. Essa estratégia pode auxiliar tanto a presa quanto o predador.

Mimetismo - fenômeno em que indivíduos de uma espécie assemelham-se aos de outra, conseguindo, por isso, vantagens em relação à defesa ou ao ataque. O mimetismo pode ser classificado da maneira que se segue.

Mimetismo Batesiano - Como artifício, alguns animais mostram semelhança com outros que tenham gosto ruim ou sejam venenosos, enganando assim, o predador. Ex: falsa-coral.
verdadeira / falsa

borboletas com "olhos de coruja"

mosca e besouro mimetizando abelhas e vespas

Mimetismo Mulleriano - Acontece em decorrência da co-evolução de diversas espécies ou venenosas ou de gosto tuim que apresentam a mesma aparência. Cada espécie é beneficiada devido à experiência desagradável tida pelo predador em outra ocasião. Ex: gambás, vespas e borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário