segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclo da Água
* Envolve fenômenos físicos de evaporação, condensação, fusão e solidificação;
* Estados físicos da água na natureza: sólido, líquido e gasoso;
* Água é o componente mais abundante da matéria viva;
*Síntese do ciclo da água: envolve evapotranspiração e precipitação;
* Entrada nos vegetais: absorção radicular;
* Saída dos vegetais: transpiração e gutação;
* Entrada nos animais: ingestão direta e através da alimentação;
*Saída dos animais: transpiração, respiração, excreção e decomposição.

Ciclo do Carbono
* A importância do carbono é patente ao observarmos que todos os compostos orgânicos apresentam um esqueleto molecular de carbono;
* A fonte primária de carbono na atmosfera é o CO2;
* O CO2 é incorporado pela planta através da fotossíntese e por algumas bactérias via quimiossíntese. O objetivo imediato dos dois processos é a produção de glicose como forma de armazenamento energético;
* Uma vez incorporado pelas plantas, o carbono será devolvido para a atmosfera sob forma de CO2 por meio da: respiração celular, decomposição e combustão.

Ciclo do Oxigênio
* O oxigênio é indispensável para a maioria dos seres vivos;
* A principal fonte de oxigênio é aquela contida na molécula de CO2 e que é absorvida pelos vegetais durante a fotossíntese. Por se tratar de um dos produtos da fotossíntese, a maior parte do oxigênio reposto na atmosfera depende das algas planctônicas;
* O O2 entra nos sistemas para participar dos processos de combustão e respiração, retornando a atmosfera como produto final da fotossíntese.


Ciclo do Nitrogênio

* O nitrogênio é um elemento indispensável para os seres vivos, fazendo parte das moléculas de aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos. Acontece que embora esteja presente em grande quantidade no ar , constituindo o gás nitrogênio (N2), poucos seres vivos o assimilam nessa forma.
* Fixação: apenas alguns fungos e bactérias, principalmente as cianobactérias, conseguem captar o N2, utilizando-o na síntese de moléculas orgânicas nitrogenadas. Essas bactérias são chamadas fixadoras de nitrogênio. Os microorganismos fixadores de nitrogênio, quando morrem, liberam no solo nitrogênio sob a forma de amônia (NH3).
* Nitrificação = Nitrosação + Nittratação
* Nitrosação: as bactérias do gênero Nitrosomonas transformam a amônia em nitritos, obtendo energia no processo.
* Nitratação: O nitrito (tóxico para as plantas) é transformado pelas bactérias do gênero Nitrobacter em nitratos. O nitrato é a fonte de nitrogênio mais aproveitada.
* Na fixação, entram as bactérias fixadoras de nitrogênio, entre elas as do gênero Rhizobium, que vivem em nódulos de raízes de leguminosas, que inclui o feijão, a soja, etc. Essa bactérias fixam o nitrogênio do ar e fornecem parte dele à planta hospedeira. Esta, oferece abrigo e substâncias que as bactérias necessitam. É um exemplo de mutualismo.
*Desnitrificação: a devolução do nitrogênio à atmosfera é feita pela ação das bactérias desnitrificantes (gênero Pseudomonas). Elas transformam os nitratos do solo em gás nitrogênio, que volta à atmosfera, fechando o ciclo.

2 comentários: